Melhorar a sala de aula

A ação desenvolveu – se em várias fases. Numa primeira fase, e com o intuito de todos os intervenientes (alunos e professora) se conhecerem melhor foram desenvolvidas atividades de auto- reflexão e partilha de gostos e ambições dos alunos. De acordo com os pressupostos da metodologia TIPMM foram construídos materiais que serviram de base ao trabalho dos alunos. Também nesta fase foram realizadas as possíveis atividades lúdicas com enfoque na importância de ouvir o outro.
Numa segunda fase, e tendo por base “O estimulo de ideias “ , os alunos pronunciaram – se sobre as suas preocupações acerca do ambiente escolar, fizeram o levantamento de aspetos da escola que necessitam de melhoria e elencaram um vasto conjunto de sugestões de melhoria.
Para cada ideia/sugestão de melhoria , e tendo por base a filosofia do modelo de empreendedorismo CANVAS, também expresso no “Mural da Luzinha”, foi feito um estudo da viabilidade de concretização de cada ideia de melhoria. Com este processo os alunos puderam consciencializar – se daquilo que poderiam colocar em prática, não descurando as suas necessidades e gostos e escolheram as ideias/projetos em que iriam trabalhar. Esta etapa implicou tomadas de decisão.
Após a escolha dos projetos/ideias os alunos elaboraram os protótipos/ esboços das melhorias/ mudanças que pretendem implementar ou ver implementadas.
A reflexão sobre os ídolos de cada um , as suas características e a relação destas com as qualidades de um empreendedor foi a fase seguinte. Foram elaborados cartazes, visualizadas animações, realizados inquéritos no "google forms". Os alunos realizaram entrevistas a ídolos que têm qualidades /características de empreendedores com vista à escolha do embaixador empreendedor da turma.
Em cada etapa/fase os alunos partilharam com o grupo turma as suas ideias trabalhos usando vários suportes: cartazes, maquetas, PPT e outras aplicações.
Estão a ser planeadas as formas de apresentação dos projetos/ideias ao diretor da escola, bem como a possíveis outros colaboradores.

post.it.png

Alunos

Bárbara Estrela, Bernardo Barradas, Carolina Sequeira, Constança Miranda, Daniela Coelho, David Silva, Francisco Fernandes, Jaime Cordeiro, João Coito Lucas Ribeiro, Madalena Ramos, Maria do Mar Moraes, Maria Leonor Dias, Maria Casaca, Maria Fragoso, Mariana Mimoso, Martim Argueles, Martim Barradas, Miguel Lima, Tomás Barradas.

Turma

CF.6.ºA

post.it.png

Embaixadores

Docentes

Fátima Conchinha

post.it.png
padlet-logo.png
post.it.png

Escola

EB.2C Cristóvão Falcão